A 22ª edição do Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (ENJAI), que acontecerá de 16 a 19 de novembro no hotel Sol Victória Marina, em Salvador/BA, vai debater, em sua conferência de abertura, o tema “Inovação, Regulamentação, Precarização e Pós-Verdade nas Assessorias de Imprensa”. O conferencista será o jornalista, professor e pesquisador Boanerges Lopes, da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG).
“O mundo mudou. As novas tecnologias comunicacionais são uma realidade nas redações e assessorias de imprensa, mas a informação de interesse público, que é a matéria-prima do Jornalismo, continua dando as regras nas assessorias também”, afirma a presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Samira de Castro.
Para o presidente do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) e primeiro secretário da FENAJ, Moacy Neves, a influência do Jornalismo na chamada comunicação corporativa é uma realidade que permanece. “A busca por informação, com olhar crítico, métodos de apuração e checagem, bem como o uso de ferramentas tecnológicas, são pontos de convergência entre assessores de imprensa e jornalistas de redação”, pontua.
O evento, que se constitui como o maior fórum de capacitação e organização política dos jornalistas com atuação em assessorias de imprensa e comunicação, inicia no dia 16 de novembro, às 13h, com a recepção aos participantes e credenciamento. Na sequência, acontecem os minicursos, seguidos da plenária de abertura, abertura solene e conferência inicial. A programação completa está disponível no site www.enjai.org.br.
As inscrições prosseguem abertas e podem ser feitas AQUI. O 22º ENJAI tem o apoio do Governo do Estado (através das Secretarias de Comunicação e de Turismo), Prefeitura de Salvador e Assembleia Legislativa da Bahia.
Sobre o conferencista
Boanerges Lopes é jornalista e professor titular da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). Diretor da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej) e conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). Autor de livros, entre eles, “O que é Assessoria de Imprensa”, “Jornalismo e Relações Públicas: ação e reação” e “Comunicação Empresarial, transformações e tendências”. Associado a entidades brasileiras de comunicação como Intercom, Abrapcorp, Alcar, SBPJor, Jeduca e Abraji.