Começou nesta quinta-feira (17/11), a 22ª edição do Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (ENJAI), reunindo cerca de 250 participantes no Hotel Sol Victória Marina, em Salvador/BA. Na parte da tarde, foram realizados quatro mini cursos e à noite, a cerimônia e a conferência de abertura.
A cerimônia de abertura teve as participações dos jornalistas André Curvello, secretário de Comunicação do Estado da Bahia; Renata Vidal, secretária de Comunicação de Salvador; Ernesto Marques, presidente da Associação Baiana de Imprensa (ABI); o vereador Augusto Vasconcelos, presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia; Marlúcia Paixão, diretora de Finanças do Sindsefaz, e Ivanilda Brito, presidente do Sindsaúde Bahia e Secretária de Imprensa da CTB Bahia. Na condução dos trabalhos, os anfitriões Moacy Neves, presidente do Sinjorba, e Samira de Castro, presidenta da FENAJ.
A dirigente sindical destacou a necessidade de organização dos assessores de imprensa, atividade principal de 43,4% dos jornalistas brasileiros que atuam fora da mídia.
“PRECISAMOS REAFIRMAR ESSE CAMPO COMO UM SEGMENTO DE ATUAÇÃO DE JORNALISTA. ASSESSOR DE IMPRENSA É JORNALISTA. NÃO É RELAÇÕES PÚBLICAS, NÃO É PUBLICIDADE. É O JORNALISMO QUE SUSTENTA AS ASSESSORIAS DE IMPRENSA.”
Samira de Castro também destacou as principais lutas da Federação, como a aprovação da PEC do Diploma, a atualização da regulamentação profissional, a taxação das plataformas digirais e criação do Fundo de Apoio ao Jornalismo e a regulação das plataformas e da radiodifusão.
A conferência de abertura ficou por conta do professor Boanerges Lopes (UFJF), com o tema “Inovação, Regulamentação, Precarização e Pós-Verdade nas Assessorias de Imprensa”.
O primeiro dia do 22º Enjai reuniu especialistas, professores universitários, estudantes e dirigentes sindicais. No início da tarde, quatro minicursos movimentaram o Encontro: Assessoria de Imprensa Digital (Yuri Almeida ), Produção de Podcast voltado à Assessoria (Lúcio Filho), Gestão de Negócios para Jornalistas (Suely Temporal) e Aplicabilidades da Inteligência Artificial (Gabriela de Paula).
O evento tem o patrocínio do Governo do Estado (através das secretaria de Comunicação e de Turismo), Prefeitura de Salvador, Bahiagás, Neoenergia/Coelba, Assembleia Legislativa da Bahia, Sindicato dos Fazendários da Bahia (Sindsefaz), além dos apoios da Associação Bahiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), Associação Bahiana de Imprensa (ABI) e Soma Impressões.